QUEM SOMOS

quarta-feira, 7 de junho de 2017

ORDEM DE PRODUÇÃO DO PROCEDIMENTO 6 - DESENGRAXANTE ÁCIDO



ORDEM DE PRODUÇÃO DO PROCEDIMENTO 5 - SABONETE LIQUIDO PARA AS MÃOS



CARBOPOL 940 E ESPESSANTES

O Carbopol 940 é um polímero, que em seu estado básico se apresenta na forma de granulado semitransparente, devido sua solubilidade e a não reatividade com os demais componentes da formula ele é muito usado na indústria cosmética e farmacêutica, como espessante e formador de Gel Para cabelo, Gel pós Barba, Doutorzinho, Álcool Gel Anti-Séptico, Loções corporais em gel e outros Também é utilizado para suspender ingredientes não solúveis, como estabilizante e agente de consistência em emulsões. O Carbopol 940 é um agente gelificante, utilizado na preparação de géis transparentes. É o preferido por produzir géis cristalinos, brilhantes aquosos ou hidroalcoólicos. É o de maior efeito espessante, dentre as resinas de carbopol. Possui fraca tolerância a ele trólitos. Somente pode ser empregado em preparações tópicas A estabilidade dos géis de carbopol: varia de acordo como tipo de carbopol. A faixa de pH para a máxima viscosidade situa-se entre 6 e 11. Concentrações usuais: 0,5 – 2,0 % (a faixa de concentração usual pode variar conforme o tipo de carbômero).


Segundo a legislação brasileira, espessante é a substância que aumenta a viscosidade de um alimento. Esse aditivo melhora a textura e a consistência dos alimentos processados. Espessante, portanto, é a substância capaz de aumentar, nos alimentos, a viscosidade de soluções, de emulsões e de suspensões. São substâncias químicas que aumentam a consistência dos alimentos. São hidrossolúveis e hidrofílicas, usadas para dispersar, estabilizar ou evitar a sedimentação de substâncias em suspensão. Emprega-se em tecnologia de alimentos e bebidas como agentes estabilizadores de sistemas dispersos como suspensões (sólido-líquido), emulsões (líquido-líquido) ou espumas (gás-líquido).(HEBBEL)

-Carbopol 934: Fraca tolerância iônica produz géis turvos, porém oferece boa estabilidade e viscosidade alta em emulsões e suspensões. Produz géis de alta viscosidade.

-Carbopol 934P (grau farmacêutico): É o carbopol de grau farmacêutico, que apresenta um conteúdo de benzeno residual baixo limitado a 0,1%. É empregado como espessante, agente suspensor e emulsificante, tanto em formulações orais como nas de uso tópico. É empregado como formador de matriz coloidal em formas farmacêuticas sólidas de liberação controlada. Os carbômeros sem a designação "P" não devem ser utilizados em preparações de uso interno.

-Carbopol 941 Proporciona emulsões permanentes e suspensões em baixas viscosidades. Os géis obtidos apresentam excelente limpidez. Apresentam melhor desempenho em sistemas iônicos do que os outros carbopóis. Proporcionam maior viscosidade que as resinas 934 e 940.

-Carbopol Ultrez Apresenta a flexibilidade na formulação e espessamento semelhante aos outros carbopóis. No entanto, apresenta propriedades de dispersão superiores aos outros. O preparo do gel com Carbopol Ultrez é mais fácil e rápido, pois a sua resina se dispersa facilmente, economizando tempo. É utilizado no preparo de géis e emulsões. Concentração usual: 0,5%.

-Carbopol ETD 2020 Carbopol de fácil dispersão em água, menos susceptíveis à formação de grumos. Utilizado para obtenção de géis aquosos e estabilizantes de emulsões o/a. Concentração usual 0,5%.

-Carbopol AQUA SF-1 Utilizado como espessante em produtos de higiene pessoal tais como: shampoos, géis para banho, sabonetes líquidos, produtos de limpeza facial e esfoliantes. É compatível com surfactantes e são estáveis em pH baixo, podendo ser empregados até mesmo em formulações contendo ác. Salicílico. As preparações contendo o Carbopol AQUA SF-1 devem ser preferencialmente neutralizadas na faixa de pH entre 6,2 a 6,6. Concentrações usuais: 5 a 23%.

-Carbopol 980 e Cabopol 974 -Novos carbopóis desenvolvidos para substituir o Carbopol 940 e o Carbopol 934, respectivamente. Estes novos carbopóis não são polimerizados em benzeno, substância com potencial cancerígeno proibida em alguns países. 

Nota: A resina de carbopol, quando dispersa em água, umecta e forma uma dispersão aquosa (resina/água) com valor de pH na faixa de 2,8 - 3,2. Neste estado pré-dissolvido a molécula de carbopol está extremamente enrolada e sua capacidade espessante é limitada. Para obter o espessamento é necessária a neutralização com bases inorgânicas, como o hidróxido de sódio ou aminas de baixo peso molecular (ex.: trietanolamina, aminometilpropanol). Ao acrescentar trietanolamina ou hidróxido de sódio, o polímero (carbopol) “estica”, devido à neutralização dos grupos carboxilas presente no polímero. O máximo de viscosidade e transparência no gel de carbopol é conseguido com o pH 7, mais aceitável viscosidade e transparência começa no pH 4,5 a 5 e se estende ao pH 11.

FLUXOGRAMA NaOH